“No contexto de construção de times, confiança é a clareza, entre seus membros, de que todos têm boas intenções e de que não há motivos para ficar na defensiva ou ter reservas em relação ao grupo”
Patrick Lencioni
Tenho sido questionado por alguns líderes, em especial nesse contexto de intensificação do home office, sobre como confiar e saber que suas equipes estão fazendo o que precisa ser feito. Antes de expressar meu ponto de vista, costumo perguntar: o quanto você está fazendo sua parte em criar um contexto de confiança? Reações como estranheza, confusão e silêncio são alguns dos efeitos dessa pergunta.
Esse costuma ser um tema polêmico no contexto privado e corporativo e, por isso, creio ser importante conversarmos a respeito. Quando o cenário envolve restabelecer confiança, o assunto fica ainda mais delicado. Contudo, vamos focar aqui em como criar ou fortalecer um contexto de confiança em nossas relações profissionais e, em especial na relação líder x liderado.
Que confiança é essencial para liderar e obter resultados, não há dúvidas. Contudo, como saber se sou confiável enquanto líder? Quais são os elementos para fortalecer ou desenvolver sua confiança? Siga comigo e descubra as respostas.
Primeiramente, vamos refletir sobre os 4 características que indicam seu grau de confiabilidade segundo esse interessante estudo:
· Credibilidade: tem relação com sua capacidade de ser ouvido e naturalmente seguido por outras pessoas.
· Confiabilidade: o quanto as pessoas sentem que podem contar e serão apoiadas por você.
· Intimidade: tem relação com o quanto as pessoas se sentem seguras para compartilhar (abertura) e a consciência de que as questões pessoais compartilhadas não serão divulgadas.
· A quarta característica, auto orientação, refere-se ao foco pessoal, ou seja, quanto mais elevado o foco em si e em suas necessidades, menor a percepção do quão confiável você é. Não que esta postura de se colocar no centro não seja importante – a questão é como encontrar um equilíbrio.
Se você quer saber mais e avaliar seu grau de confiabilidade, clique aqui no link e realize o teste disponibilizado em inglês pelos autores. Independente disso, pare um pouco e reflita: as pessoas que convivem com você, seja na vida pessoal e profissional, reconheceriam as características acima descritas?
Vamos agora observar os 3 elementos da confiança e respectivas atitudes associadas propostas por recente estudo. Recomendo que possa fazer uma autoavaliação à medida que vai refletindo sobre os tópicos.
· Relações positivas:
– conectar-se com preocupações/questões de outras pessoas;
– balancear foco em resultados e foco nas pessoas;
– gerar/estimular cooperação entre os outros;
– lidar/resolver conflitos;
– oferecer feedback honesto com a proposta genuína de apoiar;
· Senso de Justiça e Expertise:
– senso de justiça/coerência ao tomar decisões;
– outras pessoas usualmente confiam em suas ideias e opiniões;
– seu conhecimento contribui para o alcance de resultados;
– capacidade de se antecipar e responder prontamente aos problemas;
· Consistência
– serve de exemplo de conduta para outros;
– demonstra ser congruente (faz aquilo que prega);
– honra combinados e mantém promessas;
– estão dispostos a ir além do que precisa ser feito;
Segundo o estudo, quando o indicador consistência exclusivamente é analisado e é considerado baixo, o impacto negativo na efetividade do líder é significativamente alta. Contudo, se ao fazer uma autoanálise perceber que possui pelo menos 60% de favorabilidade nos três elementos, seu índice de confiança global gira em torno de 80%. Interessante, não é?
Faço aqui algumas pontuações antes de concluirmos: existem diversos graus de confiança em nossas relações interpessoais e profissionais. A pergunta que devemos fazer é: qual o nível aceitável de confiança que preciso para lidar, me relacionar ou trabalhar com fulano? Outro ponto: essa é uma competência que deve ser estimulada todos os dias. Pense nisso e pratique!
Espero que as reflexões acima propostas possam elevar ou potencializar seu autoconhecimento e grau de confiabilidade. Seus negócios, clientes e líderados agradecem.
Peter Altoé Noronha é Psicólogo, Mestre em Administração e atua como coach, mentor e treinador de softskills para líderança. Saiba mais aqui