Você conhece as razões que impedem um profissional da área de exatas ser reconhecido como líder?

“Uma das lições mais difíceis de aprender quando somos promovidos ao cargo de liderança é que não somos mais responsáveis pela execução de uma tarefa, agora somos responsáveis pelas pessoas que a executam” Simon Sinek

Depois de quase 15 anos assessorando e recrutando líderes em ambientes corporativos e como coach de profissionais em busca da máxima performance, percebo que a habilidade de liderança de pessoas/equipes/projetos segue no topo da lista como a mais desafiadora.

Pesquisa global reforça a demanda crescente por hardskills (competências técnicas) como matemática, computação e análise de dados. Contudo, competências humanas – comunicação, empatia, criatividade, gestão de pessoas, pensamento crítico e tomada de decisão entre outras – serão o grande diferencial em um mundo cada vez mais dominado pelas novas tecnologias e robotização.

Analisando meu histórico de atendimentos, coleciono entre 2008 e 2020, mais de 400 horas de atendimento de coaching. Curiosamente, em torno de 80% desses clientes foram profissionais da área de exatas. Sabe qual desafio comum entre eles? Como seguir entregando resultados na carreira, tendo que ao mesmo tempo liderar pessoas e equipes multidisciplinares. Esse desafio me fez iniciar o artigo com uma das reflexões de Simon Sinek registrada em uma de suas obras inspiradoras.

Considerando essa amostra, muitos se destacam e cresceram na carreira usualmente pelas hardskills. Contudo, o desequilíbrio entre as competências técnicas e humanas pode ser uma das principais razões que impedem o crescimento de profissionais de exatas no papel de líder.

Falando em desafios, veja se você se identifica com algum desses:

·        Você sabe fazer o trabalho, é bom no que faz, tem experiência e, no entanto, não foi você o promovido para a vaga de líder.

·        Você percebe que está mais comprometido com a entrega do resultado do que seu próprio time e não consegue ver o engajamento que seria o ideal neles.

·        O negócio está estagnado pois sua liderança foca mais em atividades operacionais do que na estratégia ou inovação.

Diante desse contexto e considerando minha vivência com líderes de alta performance, pude perceber que alguns se destacavam ao longo dessa nova fase da carreira por possuírem uma forma de pensar focada no contínuo aprendizado (mindset de crescimento) e conseguirem desenvolver competências necessárias a cada fase da liderança como proposto por Ram Charam, Stephen Drotter e James Noel e uma de suas obras que recomendo a leitura. Neste estudo mostram como a liderança pode ser desenvolvida em diferentes níveis organizacionais e que um profissional pode avançar de um nível para outro passando por algumas transformações, alcançando o sucesso como líder.

Quando interajo com líderes de sucesso, percebo em especial a capacidade elevada de autoconhecimento associada à versatilidade para adaptar suas forças de acordo com o contexto e lidar estrategicamente com seus pontos de atenção. Associada à essa consciência, entram em ação baseados em um plano de ação alinhado com valores pessoais e metas de carreira. Se essas perspectivas fazem sentido para você, deixo aqui duas perguntas:

a) você sabia que existem 15 competências comuns em líderes de sucesso e cientificamente analisadas? Esse pode ser o primeiro pequeno passo para potencializar seu autoconhecimento com vistas ao máximo desempenho.

b) você tem clareza do quão próximo ou distante está dessas competências? Lembre-se: sem foco nossas ações ficam frágeis e podem nos levar a qualquer lugar.

“Liderança é um aprendizado. E os melhores líderes se consideram alunos, não professores” S. Sinek

Se chegou até aqui, compartilho com você uma ferramenta que irá te apoiar a responder a essas duas questões. E, para os respondentes, enviarei um feedback da pesquisa consolidada. Clique no link e acesse a ferramenta. Vamos juntos?

Peter Altoé Noronha é Psicólogo, Coach, Mestre em Administração e Especialista em Carreira e Desenvolvimento Humano. Acesse aqui conteúdo inspirado em minha vivência com líderes e profissionais de sucesso.