Como ser um profissional inovador sob a ótica de 8 líderes exponenciais

Você, assim como eu, está sempre em busca de atualização para ser continuamente relevante no mercado, certo?

Não é novidade que aprender continuamente e inovar na carreira/negócios são princípios para sermos relevantes. Para isso, priorizo “beber da fonte” e participar de debates com especialistas/líderes que estão fazendo acontecer no dia a dia e vivendo o futuro.

Diante de tantas opções, priorizei o AAA Summit 2021 e simplesmente foi incrível. Funcionou como um diagnóstico para identificar onde estou acertando e onde preciso focar para me antecipar e acelerar meu desenvolvimento. Compartilho contigo os 8 principais aprendizados e os respectivos especialistas que me inspiraram.

1)        MUNDO DE TRABALHO HÍBRIDO: O termo homeoffice não é aplicável. Indica que saímos de casa e vamos trabalhar no escritório. A nova realidade pede usarmos o melhor dos 2 mundos (digital e presencial) para a máxima produtividade pessoal e dos negócios (híbrido) (Arthur Igreja, Co-Founder da AAA)

2)      ÁGIL E HORIZONTAL: A nova agenda do século XXI é horizontal, ou seja, precisamos entender e aplicar o modelo ágil. Senso de complementariedade, cooperação e liderança participativa são as ferramentas para o futuro (Dado Schneider, Doutor em Comunicação)

3)        INOVAÇÃO COMEÇA EM VOCÊ: Quer surfar no novo contexto? Reavalie seu networking e busque interagir com pessoas diferentes (inovação começa com você). Criatividade vem do que é diferente – esse é um dos principais elementos para a inovação na vida, na carreira e nos negócios. A grande capacidade da tecnologia está na ampliação capacidade humana (Paula Bellizia, Vice Presidente América Latina Google)

4)        APRENDA A LIDAR COM A INCERTEZA: Vivemos num novo mundo, porém com os mesmos humanos. A Covid19 destacou o fato de que a incerteza é a normalidade. O momento atual é uma grande oportunidade para colaboração e desenvolvimento de soluções (Edson Mackeenzy, Conselheiro 4V Company)

5)        MULTICARREIRA: pensar em um design de carreira possível e não ideal pode reduzir os altos índices de ansiedade ou avançarmos rumo à nossa realização pessoal/profissional. Comece definindo o que é sucesso para você e seja multicarreira (Allan Costa, Co-Founder @ AAA Inovação)

6)        ANTECIPE-SE: Esqueça o “novo normal”. Esta palavra indica estabilidade. Antecipe-se, capacite-se e esteja sempre à frente para inovar todos os dias. Enquanto muitos empregos foram eliminados, outros surgiram. Mude a perspectiva e mantenha-se relevante (Ricardo Amorim, Economista)

7)        FACILITE A VIDA DO CLIENTE: o grande vilão é a complexibilidade e burocracia. É preciso lutar para tirar a complexibilidade da frente e trazer comodidade para solução dos problemas e apoiar o cliente a recuperar sua autonomia e dignidade financeira. Com mais eficiência todos saem ganhando (Cristina Junqueira, Co-founder Nubank)

8)        SEGURANÇA PSICOLÓGICA E LIDERANÇA HUMANIZADA: sem um ambiente psicologicamente seguro as pessoas não entregam o seu melhor e muito menos contribuem para a inovação. Não podemos gastar nossa energia com preocupações sobre “será que posso dividir essa preocupação com meu gestor?” ou “será que se expor minha real opinião eu serei julgado?” Um líder 4.0 foca no desenvolvimento da inteligência emocional e é alguém disponível, acessível (Cristina Palmaka, Presidente SAP América Latina).

Eu acredito que inovação tem relação com facilitar que o futuro chegue logo e com agregação de valor para você e para o cliente. Diante dessa reflexão, qual dessas tendências vai colocar atenção em 2021?

Compartilhe comigo qual sua estratégia para ser continuamente relevante e agregar valor?