Se este artigo chamou sua atenção, você valoriza aprender sempre para ser continuamente competitivo(a) na #carreira, certo?
Algo que venho aprendendo entrando e saindo de empresas enquanto consultor é: profissionais que conseguem balancear a busca contínua por performance (resultados) e qualidade de vida, bem-estar e saúde integral (significado), estão conseguindo se diferenciar nesse mundo B.A.N.I.
Se dar conta que podemos estar obsoletos é algo desconfortável, eu admito. Contudo, as manchetes das matérias abaixo só reforçam a importância de encontrar esse balanço que mencionei antes.
Já parou para pensar que até 2030 haverá diversas profissões que nunca existiram antes?
40% das core skills (habilidades essenciais) podem mudar nos próximos 5 anos.
Se você continua comigo e não sabe muito bem por onde começar a colocar o foco da sua atenção em meio ao cenário de tantas incertezas, eu sugiro começar refletindo sobre o que não fazer. Para te apoiar nesse desafio confira a lista abaixo com 10 atitudes que tornam um profissional obsoleto, faça sua auto-avaliação e comece seu plano de ação:
1. Delegar sua gestão da carreira: acreditar que sua empresa (ou seu gestor) é a responsável por definir suas metas de carreira, competências que precisa desenvolver e o que fazer para se destacar profissionalmente tira você do jogo.
2. Ser parte do problema, não da solução: ser apaixonado/apegado por suas ideias e não por encontrar soluções. O que fazia sentido no passado, pode não fazer funcionar no presente.
3. Ser gênio e arrogante: de nada adianta ser inteligente, ter os melhores títulos e entregar os melhores resultados, se você não é alguém que as pessoas gostam de ter por perto.
4. Ser amigo e ineficiente: ser agregador, colaborador, mas não fazer o que precisa ser feito, ser inconstante na entrega de seus resultados.
5. Acreditar no “trabalho perfeito”: idealizar que tem um contexto profissional ideal te esperando por ai e não ser artesão do seu melhor trabalho.
6. Ficar por fora das tendências: não acompanhar como as descobertas e estudos sobre o futuro estão de afetando sua carreira hoje e não executar planos para se antecipar as transformações.
7. Terceirizar seu poder de aprender: esperar investimento de terceiros em sua capacitação contínua e não fazer a sua parte nesse processo.
8. Ausência de autocuidado: colocar a necessidade de todos na agenda e adiar (ou nem considerar) as suas. Não criar pausas estratégicas de tempos em tempos e super valorizar o esforço continuo.
9. Mudar de postura quando for promovido: ser reativo e não proativo só vai acelerar seu caminho rumo a ser alguém obsoleto.
10. Duvidar de sua competência: deixar ser dominado pela síndrome do impostor e não conseguir reconhecer seu valor, seus progressos e habilidades únicas.
“A vida se torna mais interessante quando não temos todas as respostas e nos permitimos mudar de ideia ou de caminho” Felipe Zamana
Que tal parar de buscar as respostas para depois agir e entrar em ação enquanto descobre as respostas? Vou adorar continuar as reflexões com você. Espero seus comentários!