Motivação pessoal parece ser um tema sempre em alta. Enquete recente que realizei no stories, indicou que 100% dos respondentes enfrentam desafios em relação ao tema no contexto profissional.
Motivação pode ser entendida como o esforço, a vontade e a persistência dos indivíduos para realizar determinadas atividades. Sabendo o conceito, será que existe alguém que se sente todos os dias motivado? Vamos ser honestos? Eu não acredito.
Mesmo aqueles que são apaixonados pelo que fazem (eu me incluo nessa turma) e vivem o seu propósito, experimentam falta de motivação de vez em quando. Ufa! Você não é o único que tem dias ruins, viu?
Contudo, fique alerta se a maioria dos dias você experimenta desmotivação em especial na relação com seu trabalho. Os efeitos para sua saúde física, mental e competitividade profissional à médio e longo praz podem ser fatais.
Siga comigo pois compartilho com você alguns aprendizados sobre o tema logo abaixo:
· Motivo estimulante: sem saber onde você quer chegar, não faz sentido investir sua energia perseguindo metas. Busque essa clareza antes de mais nada. Associado à isso, tenha claro o seu propósito, ou seja, sua maior intenção ao se dedicar à alguma meta. Daniel Pink, referência no tema motivação, destaca 3 fatores para mantermos nossa motivação – autonomia, domínio e propósito. Se quer saber mais sobre seus estudos assista seu vídeo do TED.
· Foque no resultado, não no processo: terá dias nos quais vai deixar de ir na academia ou se dedicar àquele curso importante para sua carreira e tudo bem. Contudo, fique alerta. Uma tática que uso quando quero virar o jogo é focar no prazer ou sensação de dever cumprido que vou experimentar ao alcançar o resultado. Imagine e visualize você experimentando os benefícios do resultado logo no início do processo! Não fica bem melhor?
· Motivação é um termômetro: funciona como uma força que direciona nossas ações. Se está sempre baixa, vale se perguntar se a meta estipulada é realmente relevante para você. Às vezes, o contexto mudou e ajustar a estratégia pode fazer parte do processo para se alcançar uma certa consistência na sua motivação. Adequar seus esforços ou aumentar sua energia para alcançar seus objetivos? Eis a questão.
· Entenda a diferença entre motivação interna e externa: pessoas com alta motivação agem de acordo com seus interesses e valores pessoais (referência interna). Promoção ou benefícios, por exemplo, são na verdade incentivos e contribuem para a motivação. A automotivação é que tem efeitos mais sustentáveis;
· Evidencie e acompanhe sua evolução: a motivação aumenta conforme vamos atingindo nossos resultados. Tenha claro os seus indicadores de progresso, reconheça os resultados de seus esforços e, é claro, celebre pequenas vitórias.
· Use seu próprio sucesso como matéria prima para motivação: histórias inspiradoras de outras pessoas podem ser estimulantes. Recomendo ouvir o resumo do livro “Pense simples” de Gustavo Caetano. Aborda sua história pessoal/do seu negócio e táticas para alimentar sua automotivação e se reinventar continuamente. Contudo, considerar somente essa perspectiva pode sabotar sua automotivação. Compare você com você mesmo. O fato é que sempre existirá alguém melhor e pior que você. Procure estar melhor hoje do que estava ontem. Que tal?
· A sensação de obrigação atrapalha sua motivação: pense em algo que você faz e te dá prazer. Não há cobrança por resultados, certo? Convide o prazer para entrar na dança naquelas horas em que a motivação cai. Coloque uma música, assista um filme ou converse com alguém que já conseguiu o que você deseja.
A grande verdade é que a relação entre esforço e resultados é inegável. Ou você ajusta seus objetivos para adequar seus esforços ou aumenta seu investimento de energia para conquistar o que deseja.
Motivação é aquilo que te faz começar. Hábito é aquilo que te faz continuar. Jim Ryun
Quer mais motivação? Simplesmente faça, mesmo sem vontade! Esse é o recado do PhD em neurociência, Pedro Calabrez. A motivação que você deseja está mais próxima do que você imagina. Quais seus aprendizados sobre o tema?