Como ser o designer de sua carreira

Ressignificar a vida profissional requer coragem, sabedoria, paciência e um planejamento bem definido. Já passei por isso e posso dizer que não é fácil, mas quando se chega ao projeto idealizado, é gratificante.

Para se chegar a esse momento, muita coisa acontece e tudo começa com estar ou ter vivenciado situações de impasse que geram insatisfação com alguma questão pessoal/emocional ou profissional. Quem nunca?

Talvez a mudança precise acontecer e você tenha que tomar uma decisão pelo que vem deixando de ganhar ou, simplesmente, por saber que você merece ir além. Você quer experimentar sua versão mais autêntica!

Mas como fazer isso? Nesse artigo, posso contribuir com alguns aprendizados.

Para ilustrar, compartilho uma breve história contada porTony Robbins: um general chinês tinha ido para a guerra e levado consigo sua tropa. Para chegar ao lugar do embate, teriam que atravessar uma ponte. Enquanto cruzavam esta ponte, alguns soldados gritavam e demonstravam pânico com a possibilidade de perder a batalha, mas seguiam. Outros comentavam que caso a situação saísse de controle, eles poderiam atravessar de volta e fugir. Ao perceber esses comportamentos, o general queimou a ponte após toda tropa passar. Deste modo, ninguém poderia recuar. Diante desta história, fica a provocação: o que você faria se soubesse que não poderia falhar?

Vamos refletir mais sobre este assunto? Então, permaneça aqui comigo e conheça  alguns elementos que lancei mão quando precisei dar o salto nesta ponte rumo à vida empreendedora, depois de 15 anos atuando no ambiente corporativo.

  • Invista em autoconhecimento. Buscar a coerência entre quem você é, o que acredita e o que você faz (e que oferece ao mundo) é o tripe para uma vida boa. Olhar para as transformações e necessidades do mercado e entender as tendências é importante. Contudo, seus valores devem ser seus guias.
  • Vai ficar pior antes de ficar melhor. É fato que algum desconforto irá acompanhar sua decisão ou projeto de transformação, mas precisa adotar a perspectiva de que ela é parte do crescimento.  A verdade é que existe um custo se continuar fazendo o que não veio para fazer no mundo. E talvez este custo seja alto demais. Pense nisso!
  • Faça e depois planeje: um designer mergulha não só nos problemas, mas em possíveis soluções. Converse com profissionais que estão vivendo a realidade profissional que deseja, faça um estágio de férias, trabalhe por projeto naquela empresa ou função que aspira trabalhar. Faça testes e, a partir daí, planeje os passos.
  • Ajuste a rota a partir dos aprendizados: ninguém gosta de falhar. Por isso, estudamos, nos habilitamos, planejamos e nos preparamos. O planejamento financeiro, por exemplo, antes de uma transição profissional é prioridade. Aprender com as experiências, prototipando (e não somente com as ideias que tem sobre algo), vai te levar mais próximo à carreira com propósito.

Para finalizar, que tal deixar de esperar ou procurar a oportunidade ideal e criar possibilidades? O que você experimenta na vida ou quer experimentar, depende em grande parte de você, das decisões que toma e da estratégia que adota. Vamos juntos?

Peter Altoé Noronha é Psicólogo, Coach, Mestre em Administração e Especialista em Carreira e Capital Humano