A revolucao digital impactara mais a nossa vida do que imaginamos

“Quero propor uma nova ideia para alavancar minha carreira, mas de onde tirar inspiração e foco para começar”. Já pensou em algo assim? Acha que é um desafio e que não conseguirá vencê-lo?

Desejo alavancar minha carreira, mas por onde começar? Preciso ter inspiração e foco para colocar no papel e na prática minhas ideias. Já se deparou com esse pensamento? Para você é um desafio? Se sente pressionado e ansioso por achar que não conseguirá vencê-lo? Calma! Estamos todos no mesmo barco! Um dos caminhos para desbravarmos esse novo horizonte é procurar de onde estão vindo ou onde estão fazendo de verdade essa tal de inovação. Como podemos aprender com os erros e sucessos das pessoas que já passaram por isso? 

Encontrei algumas respostas quando fui ao Vale do Silício. Uma região conhecida por ser berço das principais soluções digitais que usamos atualmente e inovações que impactam tantas vidas e negócios. Uma coisa é certa, para trilhar por esse caminho da inovação aprendi que é preciso – deixar minha inquietude falar mais alto e fazer mais perguntas

E trouxe comigo de lá três verdades que explicam o motivo dessa revolução digital ser mais impactante na nossa vida do que imaginamos

  • O VALOR DOS DADOS: o Google, o Facebook e até a Alexa nos conhecem mais que nossa mãe! Já parou para pensar nisso?  Usar a inteligência artificial para alavancar negócios e criar a melhor experiência para o consumidor é cada vez mais necessário e estratégico nos dias atuais. Contudo, precisamos avaliar os prós e contras desse processo. Já pensou em deixar de lado as recomendações que recebe de músicas ou filmes, por exemplo, e tentar o novo? Seguir indicações nem sempre é bom, às vezes pode sabotarnosso potencial criativo e nos impedir de experimentar e ir além. Estudos comprovam que pessoas criativas fazem conexões a partir de um repertório de conhecimento e vivências muito diversos. (https://www.nonetflix.com.br/como-o-cerebro-cria/37585)
  • DEMANDA UMA NOVA FORMA DE PENSAR E AGIR: já ouviu falar em lifelonglearning? Isso significa pensar em quanto estamos preparados para aprender e desaprender por conta própria e continuamente. Seja para uma nova relação com o trabalho ou para reconhecer que precisamos reinventar a relação com nossas carreiras ou até para assumir novos riscos calculados.

Estar no Vale do Silício permitiu-me reflexões essenciais para a inovação acontecer de verdade. É preciso ter uma mente em constante estímulo para criar e interagir em espaços que estimulem a troca sem julgamentos. Além de viver uma cultura que estimule a autonomia e permissão ao erro qualificado.

  • IMPACTOS SOCIAIS E ÉTICA NAS RELAÇÕES: o problema não é a tecnologia em si e sim a dimensão que ela assume na nossa vida. Até que ponto a valorização exagerada do digital pode trazer efeitos que não queremos ver? E a quantidade de desassistidos (ou não qualificados para um mundo cada vez mais automatizado?) 

Em meu aprendizado no Vale do Silício e ao percorrer as ruas de um lugar tão inspirador e instigante com em San Francisco (EUA),  por exemplo, pensei muito sobre nossas versões na era digital. Sem dúvidas que as possibilidades do mundo digital contribuem e muito para facilitar a vida da humanidade. Ele proporciona mais tempo para exercitar a empatia e focar nas relações pessoais, nos permite através dos aplicativos termais qualidade de vida, desenvolver novos hábitos e até aprender a partir de diferentes formatos. Mas, o desafio é: como encontrar o equilíbrio? Como tornar essa revolução inclusivamente positiva e não assustadoramente excludente? Eis a questão!

Tenho muito mais a compartilhar com você sobre essa experiência e quem sabe te inspirar a começar aquela inovação na carreira e nos negócios que tanto deseja. Por isso, te convido a baixar nesse link o e-book gratuito que traz conteúdo e ferramentas para dar o primeiro passo!

E-book Revolução digital e Inovação

Peter Altoé Noronha é Psicólogo, Coach de Lideres, Mestre em Administração e Especialista em Desenvolvimento Humano